Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma avaliação anual conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em nome do Ministério da Educação (MEC). Seu propósito é avaliar o desempenho dos estudantes que concluíram ou estão prestes a concluir o ensino médio, além de servir como base para políticas públicas relacionadas ao acesso à educação superior e à educação profissional e tecnológica. Diante desse contexto, a análise dos microdados do ENEM é uma ferramenta valiosa para compreender a evolução do sistema educacional brasileiro e suas transformações ao longo do tempo.
Entretanto, a pandemia de COVID-19, cujo ápice se deu em 2020, não só remodelou o cenário educacional brasileiro, como também provocou mudanças significativas nas estratégias de aprendizado, avaliação e ensino do país. Nesse contexto, esse trabalho explorou as nuances das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), analisando e examinando o seu comportamento antes, durante e após o período pandêmico. Com a análise desses dados, buscamos identificar padrões, tendências e possíveis impactos da crise de COVID-19 na performance e no desempenho dos estudantes e, principalmente, determinar as principais esferas afetadas e lacunas acentuadas pela COVID-19.
Apresentação do pôster "Análise Comparativa do Desempenho dos Participantes no ENEM: Antes,
Durante e Após a Pandemia de COVID-19" no 68° Rbrás, realizado em Piracicaba-SP.