Aplicativo do Teorema de Bayes
Em modelagem estatística, as abordagens frequentista ou bayesiana podem ser utilizadas. A abordagem bayesiana considera parâmetros de um modelo como variáveis aleatórias e, assim, além da informação proveniente dos dados, o pesquisador atribui um modelo probabilístico para descrever a aleatoriedade presente nos parâmetros. Desta forma, diferentes observadores, ao realizar o mesmo experimento, podem atribuir modelos diferentes aos parâmetros. No entanto, essa interpretação subjetiva da realidade é, para muitas pessoas, difícil de ser assimilada, pois, a possibilidade de usar uma amostra finita para fazer uma afirmação sobre a população da qual ela foi retirada contraria o senso comum.
No caso mais simples em que os estados da natureza (hipóteses ou possíveis valores do parâmetros são finitos, o conceito de área pode ser utilizado para auxiliar a compreensão de como o teorema de Bayes obtém as probabilidades a posteriori dessas hipóteses.
O objetivo deste trabalho é explicar, de maneira intuitiva, mas matematicamente rigorosa, os princípios que baseiam o teorema de Bayes e apresentar sua interpretação por meio de dois instrumentos: uma aplicativo interativo desenvolvido para celulares e computadores e uma régua de cálculo.
O aplicativo usa a representação gráfica de probabilidades por meio de áreas enquanto a régua se baseia no conceito de ``odds'', o que facilita o cálculo da probabilidade a posteriori da hipótese ao reduzi-la a uma mera multiplicação.
Ambos instrumentos não foram criados pelo grupo PET-UFSCar, mas se basearam em projetos disponíveis na internet.
Link para baixar o aplicativo: https://play.google.com/store/apps/details?id=areabayes.areabayes
Apresentação do pôster "A régua e o aplicativo: dois extremos tecnológicos calculando
o teorema de Bayes " no 68° RBras, realizado em Piracicaba-SP.