Alunos
O grupo de pesquisa “Estudo comparativo do desempenho dos alunos de estatística da UFSCar nos ensinos presencial e remoto” faz parte de uma das atividades de pesquisa desenvolvidas pelos estudantes do Programa de Educação Tutorial (PET) Estatística da UFSCar. Entre agosto de 2020 e abril de 2022, a UFSCar teve suas aulas presenciais suspensas devido à COVID-19 e, consequentemente, as aulas foram adaptadas ao modelo remoto.
Este período foi denominado Ensino Não Presencial Emergencial (ENPE). Contudo, mesmo que essa solução tenha permitido que as aulas continuassem sem colocar em risco a saúde dos alunos, ela também trouxe desafios, como o acesso à internet, a falta de contato direto com professores e a falta de estrutura para o estudo em domicílio.
Diante disso, o PET Estatística realizou um estudo a fim de identificar como o ENPE impactou o desempenho acadêmico dos estudantes ingressantes a partir de 2018, ano que iniciou a vigência do atual PPC do Curso de Bacharelado em Estatística da UFSCar. Para isto, a nota dos estudantes foram comparadas entre 2018 e 2021, do período letivo 2018/1 até 2023/1, considerando as disciplinas obrigatórias da matriz curricular.
Apresentação do pôster "Estudo comparativo do desempenho dos alunos de estatística da UFSCar
nos ensinos presencial e remoto " no 68° RBras, realizado em Piracicaba-SP.